Como fazer marketing na internet com pouca verba? Confira as 5 estratégias da vez!

como atrair clientes na internet com pouca verba

Compartilhe

É possível ainda fazer marketing na internet que gere resultado de verdade quando se tem pouca verba para investir? Essa é a leitura que não pode faltar se você é empreendedor!

Como captar clientes na internet com pouca verba?

Para responder essa pergunta, é importante ter em mente que há 2 formas de obter resultados na internet.

Uma das formas é por meio do tráfego pago, ou seja, investindo em anúncios para espalhar sua mensagem com maior velocidade.

A outra forma é através do tráfego orgânico, onde não se investe verba, mas por outro lado, demanda bastante esforço e tempo para colher resultados.

Uma analogia bastante interessante é comparar essas 2 estratégias com uma pessoa que deseja, por exemplo, comer arroz.

Essa pessoa pode preparar a terra, plantar, regar, colher as sementes e cozinhar o arroz. Esse seria um processo orgânico. 

Ou, ela pode ir no mercado e pagar por 1 saco de 1 kg de arroz. Esse seria o processo pago para acelerar.

Tráfego Pago versus Tráfego Orgânico

Talvez você não queira esperar o tempo necessário para as estratégias orgânicas gerarem frutos.

Até porque nem sempre uma estratégia orgânica está sendo desenhada corretamente e, talvez, você até se depare com uma situação frustrante de investir tanto tempo para descobrir que aquele caminho não era o ideal.

O tráfego pago, por outro lado, gera dados numa velocidade maior, acelerando inclusive o processo de tomada de decisão.

O mindset de quem investe no tráfego pago é que não existe prejuízo, mas sim que toda verba investida traz aprendizado. O custo de uma campanha que não deu certo, por exemplo, é o custo de aprendizado para chegar ao processo mais interessante.

Qual a melhor estratégia de tráfego: orgânico ou pago?

A dura verdade é que não existe qualquer certeza ou garantia, tudo é resultado de muitos testes até descobrir qual estratégia gera melhor desempenho.

Sabendo disso, seguem algumas estratégias de marketing digital onde é possível investir com menos verba e mais tempo.

1. SEO Local

Cadastrar seu negócio nas pesquisas locais é uma das ações mais democráticas já que o cadastro é gratuito.

Para melhorar o posicionamento do negócio nos mapas, invista seu tempo angariando avaliações, atualizando informações e postando conteúdo que indique um perfil movimentado.

2. Participe de Comunidades Relacionadas

Quando você posta algum conteúdo na sua página do Facebook, a minoria dos seus seguidores recebe essa atualização.

Para garantir que seu conteúdo chegue ao público, é necessário investir em anúncios para distribuir o conteúdo.

Por outro lado, quando você possui uma comunidade e posta um conteúdo, todos os integrantes daquela comunidade recebem o conteúdo em seu feed.

3. Interaja com estratégia nas redes sociais

Qual usuário de mídia social não se anima com comentários em suas publicações?

É claro que não adianta apenas um “soquinho” ou “joinha”,mas engajar com usuários ativos e relevantes para o seu segmento pode ser muito benéfico e custará “apenas”o seu tempo.

Seja relevante, participe, provoque discussões sadias e fortaleça seu posicionamento para gerar visibilidade positiva para seu negócio.

Não é à toa que marcas presenteiam influenciadores para gerar maior buzz para seus reviews.

Imagine por exemplo o dono de um pet shop que participa de uma comunidade fechada de veterinários.

Qual seria o potencial  na medida que esses profissionais tivesse acesso a desconto para seus clientes e recomendassem os produtos aos donos de pet? Além de mapear, diretamente no campo de batalha, quais as dores e dificuldades desse público, como se comunicam e o que valorizam?

Pesquisa é “ouro” nas mãos de quem tem estratégia e sabe como transformar conhecimento em resultado.

4. Produza conteúdo que seja ímã de clientes

Em 1982, Hasbro e Marvel se uniram para lançar a série em quadrinhos G.I. Joe (Comandos em Ação, alguém lembra?).⠀

O que eles queriam era uma rica história de apoio para venda de seus brinquedos.⠀

Resultado: 7 anos mais tarde, 2 em 3 garotos tinham 2 ou mais brinquedos G.I. Joe.⠀

Quanto esforço de venda você acha que era necessário para convencer os leitores do gibi a comprar o brinquedo do Duke (uma versão anos 80 do Capitão America)?⠀

Não estamos dizendo que você precisa produzir quadrinhos para vender seus produtos mas ilustrar o poder de um conteúdo envolvente, seja para entreter ou educar.⠀

Marketing de conteúdo não é de agora.

Em 1895, Deere & Company (líder no segmento de máquinas agrícolas) publicou a revista “The Furrow”.

Ao contrário da maioria, não falava dos seus produtos mas de assuntos relevantes sobre Agricultura. ⠀

Você já pode imaginar o resultado: até quem não era cliente indicava a revista para interessados do segmento e prospectava indiretamente para corporação.⠀

Bons conteúdos conectam sua audiência e, quanto mais interessada e qualificada sua audiência, menor será seu esforço de venda.⠀

Como não estamos mais em 1895, ser um produtor de conteúdo é muito mais democrático. 

  • Seus canais digitais (site, redes sociais, newsletter) tem o mesmo poder que a Deere e a Marvel tiveram no passado. Você já pensou como tirar proveito disso?⠀

Muitas vezes, você precisa apenas de um smartphone e uma conta numa rede social como Instagram ou até mesmo TikTok para construir audiência qualificada e gerar oportunidades de venda.

5. Tenha presença digital própria

Como costumamos dizer, todas as plataformas aqui citadas, sejam os mapas, redes sociais, construção de relacionamento e criação de audiência são baseadas em ferramentas externas.

Nem eu, nem você, temos qualquer controle sobre as regras de operação desses ambientes.

Um dia, qualquer uma dessas plataformas pode impedir que você atue com liberdade e, por isso, é muito importante que independente da estratégia a ser utilizada, você tenha sua casa própria na internet.

O que seria a "casa própria"?

Seu domínio, seu site ou sua página, seu plano de hospedagem próprio onde você pode fazer um backup dos seus arquivos a qualquer momento.

Tenha sua própria lista de email, de contatos e assegure-se de construir o seu principal ativo que são as pessoas.

Se você ainda não tem seu domínio nem hospedagem, conte com a nossa equipe para dar o primeiro passo. Entra aqui: