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Como Configurar Filtro Antispam Cpanel

Como Configurar Filtro Antispam Cpanel

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O que é o SpamAssassin - Filtro Antispam do Cpanel

O SpamAssassin é um recurso formidável do cpanel vez que se utiliza de diversos métodos de detecção para filtrar mensagens que sejam spam, escaneando desde o assunto até o conteúdo do email.

Muito mais sofisticado do que antigos métodos baseado nas palavras-chaves, o SpamAssassin considera: 

– Detecção de spam baseada em DNS e difusa com base em soma de verificação

– Filtragem Bayesiana

– Sistema de Reputação do Remetente

– Listas de permissões

– Listas negras

– Bancos de dados on-line (DCC, Pyzor, Razor2)

– Testes de frase corporal

– Testes de cabeçalho

– Conjuntos de caracteres e localidades

Como ativar o SpamAssassin no cPanel

Acompanhe passo a passo como ativar o spamassassin no cpanel seguindo os tópicos abaixo:

1o Passo - Acessar o Cpanel

Se você não sabe como acessar o cpanel ou estiver enfrentando qualquer dificuldade para logar, confira o post onde orientamos como proceder: como acessar o cpanel.

cpanel

2o Passo - Bloco de E-mails

Uma vez logado em seu cpanel, siga para o bloco de e-mails e clique em “filtros de spam”.

3o Passo - Siga para Filtro AntiSpam

Clique no botão nomeado como “Filtros de spam”

4o Passo - Ative o Filtro AntiSpam

Para você habilitar a detecção de spam em seu webmail: habilite a opção “processar novos e-mails e marcar como spam”

5o Passo - SpamAssassin ativo

Aparecerá a mensagem: “Sucesso: O Apache SpamAssassin foi ativado.”

Assim, no campo assunto, as mensagens detectadas como spam serão identificadas com asteriscos+spam+assunto

A próxima etapa é habilitar a função de mover as mensagens detectadas como spam para a pasta de spam do seu webmail.

Como configurar SpamAssassin - Mover Spam p/ Lixo eletrônico

Uma vez que o SpamAssassin está ativo, qualquer mensagem de e-mails acima da pontuação do limite de spam poderá ser automaticamente movida para a pasta “Spam”.

Para isso, você poderá configurar as pontuações que indicam spam (ensinaremos no próximo passo), bem como revisar e ajustar o score spam (ou seja, pontuação do limite de spam) conforme necessário.

De todo modo, o maior benefício é quando essas mensagens de spam não se acumulam na caixa de entrada. 

Para otimizar seu tempo, acompanhe o passo a passo como configurar o cpanel para que mensagens identificadas como spam sejam movidas automaticamente para o lixo eletrônico.

1o Passo - Filtros de Spam

Clique no link “Filtros AntiSpam” no painel principal do cPanel

2o Passo - "Mover novo spam para uma pasta separada (caixa de spam)"

Alterne a opção “Mover novo spam para uma pasta separada (caixa de spam)” para “ativada”.

3o Passo - Atalho útil para Caixa de Spam

Opcionalmente, é possível esvaziar automaticamente sua caixa de spam por meio de atalhos disponíveis nas configurações de spam..

Para excluir todo o lixo eletrônico, basta clicar em “Esvaziar todas as pastas da caixa de spam”.

Para procurar mensagens de spam específicas ou excluir por determinadas características, basta clicar em “Gerenciar o uso do disco de email”.

Assim, será possível gerenciar o uso do disco, incluindo o Lixo eletrônico.

Deletar automaticamente todas mensagens de spam?

“Se” você quiser, é possível habilitar a função de deletar automaticamente todas as mensagens que forem marcadas como spam.

Porém, sugerimos que você jamais faça isso. Nenhum filtro é 100% perfeito. Existe sempre uma margem de erro.

Quem determina se uma mensagem será identificada como spam são os algoritmos.E, algoritmos, por engano, podem marcar mensagens reais como spam.

Já pensou se o algoritmo se equivoca e deleta uma mensagem importante? E, pior, você pára de receber mensagens importantes de um remetente relevante?

Portanto, a recomendação é deixar essa opção desmarcada, configurando para que todas as mensagens detectadas como spam sejam movidas para sua caixa de spam. 

Assim, você poderá ter a oportunidade de monitorar e recuperar as mensagens movidas por engano.

Agora, se mesmo assim, você quiser deixar essa automação configurada, seguem os passos:

1o Passo: Filtro AntiSpam

Clique no link “Filtros de spam” no painel principal do cPanel

2o Passo: Exclusão Automática

Para excluir automaticamente as mensagens de spam acima da pontuação do limite de exclusão automática (isso é diferente da pontuação do limite de spam), alterne a configuração “Excluir automaticamente novo spam de exclusão (exclusão automática)”.

3o Passo: Pontuação (Score)

Clique no link na tela Filtros principais de spam para acessar as configurações.

Clique no link “Excluir automaticamente a pontuação do limite”.

Defina Excluir automaticamente como 8

Como explicamos, não é recomendável usar a funcionalidade Exclusão automática. No entanto, caso o faça, é altamente recomendável definir uma pontuação muito maior que a pontuação do limite de spam, para que você exclua apenas as piores mensagens de spam.  Assim, recomendamos uma configuração de 8 se utilizar esta funcionalidade.

4o Passo: Excluir

Clique no botão “Excluir automaticamente”.

5o Passo: Atualizar

Clique no botão “Atualizar pontuação de exclusão automática” para salvar a configuração.

Sensibilidade do Filtro AntiSpam

Um ponto importante é a “sensibilidade do filtro”. Essa sensibilidade determinará a rigidez do seu filtro antispam.

Por padrão, o cpanel vem com a sensibilidade 5. Quanto menor for o número, mais agressivo será o antispam.

Para modificar a sensibilidade, clique em “Spam Score”. 

Sugestão: mantenha a sensibilidade como 5 e “se” você achar necessário, diminua esse número gradativamente. 

Lembre-se que quanto menor for esse número, maior será a agressividade do filtro. Quanto mais agressivo, menos spam na sua caixa de entrada. Por outro lado, mais chances de mensagens reais caírem no spam.

Como configurar pontuação (score) de spam?

O spam score, ou seja, a pontuação de uma mensagem de email pode ser calculada numa escala de 1 a 10 para indicar a probabilidade de se tratar de um spam.

Quanto maior a pontuação, mais provável que se trate de um spam.

Veja o passo a passo para configurar a pontuação das suas mensagens no SpamAssassin, ou seja, sensibilidade do seu filtro antispam.

1o Passo

Clique no Filtro Anti-Spam no painel do cpanel

2o Passo

Para ajustar a pontuação, você precisará clicar no link “Limite de spam” ou, em inglês, ” Spam Threshold Score”.

3o Passo

Ajuste a Pontuação do limite de spam numa escala de 1 a 10, onde:

 

  • Pontuação 1: Agressivo – Isso marcará muitos emails legítimos como spam. 
  • Pontuação 5: padrão
  • Pontuação 10: passivo. Isso capturará apenas o spam mais óbvio.

Recomendamos manter a pontuação no nível padrão e apenas ajustá-la se você ainda tiver problemas com emails de spam.

Aumentar ou diminuir a pontuação?

Por exemplo, usando a pontuação personalizada para incrementá-la em pequenas quantidades:

  • Reduza a pontuação se você achar que os e-mails de spam ainda estão passando pelo filtro.
  • Aumente sua pontuação se achar que os e-mails dos seus contatos estão sendo filtrados por engano.

Clique em “Atualizar opções de pontuação” para salvá-la após alterar sua pontuação.

Quer saber mais sobre o cPanel?

Acompanhe uma trilha de conteúdos para quem deseja saber tudo a respeito do cpanel:

Continue a leitura em: Veja como acessar o cpanel.

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