Descubra aqui o poder do registro de domínio para sua Marca

Compartilhe

Depois de trazer as principais informações e dicas sobre o valor da Marca, tornou-se praticamente inevitável apresentar um post com informações que você precisa saber sobre registro de domínio.

Sim, poque se uma marca identifica o seu negócio no mundo offline, imagine no mundo online. No mundo online, a inexistência do contato físico (no sentido estrito dessa palavra) torna a percepção visual ainda mais importante.

Cada vez mais, assistimos a internet conectando e ocupando um espaço cada vez maior na vida de todos.

E se as pessoas estão interagindo cada vez mais com a web, é de se esperar que as marcas antenadas a essa realidade estejam também se posicionando fortemente no mundo digital.

E, quando um negócio decide marcar presença na web, o 1o passo é registrar o seu domínio. Descubra aqui o porquê!

billionphotos-988089

 

AFINAL, O QUE É O DOMÍNIO?

Se não ficar bem claro o que é domínio, as próximas informações poderão perder grande parte do sentido. Então, não custa nada reforçar:

Domínio é o nome que identifica um conteúdo na web. Por que eu usei a palavra conteúdo? Porque pode ser um produto, serviço, organização, evento, enfim…o domínio encaminha o internauta ao conteúdo fornecido por aquele endereço.

billionphotos-1666898

Tal endereço substitui um número de IP que veicula as informações armazenadas pelo provedor. Mas, como uma sequência de 12 dígitos não é facilmente memorizável, tal identificação passa a ser substituída pelo nome que o usuário registrar.

Não existe domínio repetido. Cada domínio é único.

Descomplicando: imagine uma biblioteca com livros dos mais diversos assuntos, organizados em estantes e setores. Você precisa do livro de número 35897608. Se você esqueceu o papel com o número do livro em casa, como poderá se recordar? E, se em vez de número, dissesse apenas o nome Google Marketing? Mais fácil de lembrar, não é mesmo?

O número identifica a localização do livro – seria como o IP. O provedor é como a biblioteca, hospedando toda aquela informação. Os servidores seriam como as estantes, rígidas, armazenando todos os dados. A conta de hospedagem é como um livro, reunindo os dados correspondentes. E o título de cada livro seria o domínio.

billionphotos-1673981

É claro que há muitas nuances que dificilmente se encaixariam na analogia acima, levando uma comparação assim de repente a ser interpretada como um tanto simplista. Porém a proposta não é transformar usuários em experts técnicos, mas apenas fornecer uma visão geral, o mais intuitiva possível para que alguém menos familiarizado com a web possa entender o conceito de cada termo e mensurar a importância de cada aspecto.

Agora que eu acredito que você entendeu o que é domínio, pense. Se o seu cliente quiser procurar a sua marca na internet, qual será o 1o passo que ele dará?

Bom, o caminho natural é digitar o endereço na barra do navegador. Se não tiver sucesso, tentará nos buscadores.

billionphotos-1846607

Já pensou que se ele colocar 1 caracter diferente do endereço real, poderá cair na página do seu concorrente? Já pensou que ele pode tentar colocar o seu endereço no Google ou algum outro buscador e não encontrar a sua marca?

Bem, neste post, não vou me aprofundar sobre o posicionamento da marca na web em si. Vou começar pelo 1o tópico, o 1o passo que é fundamental para qualquer estratégia de projeção da marca na web: o Registro do Domínio.

billionphotos-2298623

 

SE EU NÃO TIVER SITE, PRECISO DE DOMÍNIO?

Mesmo que você não tenha e ache que nunca precisará de um website, registre o seu domínio. Sabe o porquê?

– Porque o domínio poderá fazer parte do seu e-mail, que é um canal universal para contatos. Quando você utiliza um e-mail suamarca@yahoo.com, @gmail, @hotmail, isso está fortalecendo muito mais as famosas marcas de provedores de e-mail  do que a sua marca em si. Se você faz questão da plataforma de email (o webmail, no caso) desses provedores – como o gmail, por exemplo – há também a possibilidade de cadastrar o seu e-mail dentro do sistema deles para que seu endereço de e-mail seja @suamarca, mesmo que esteja utilizando o serviço de e-mail deles.

billionphotos-989017

– Porque o domínio pode não exibir um grande website, mas pode apontar para uma página apenas com seus dados para contato (caso não tenha a pretensão de possuir ou prefira investir na criação do site em outro momento).

– Porque o domínio poderá ser cadastrado em diversos buscadores que apontarão para a sua marca, aumentando invariavelmente a relevância da sua marca.

– Porque o domínio fortalece a sua marca e pode ser acessado a qualquer momento, de qualquer parte do mundo, por qualquer usuário da web.

billionphotos-1439130

 

E SE EU REGISTRAR APENAS 1 EXTENSÃO?

Você pode registrar quantos domínios quiser. O custo de um domínio é relativamente baixo (a partir de R$ 30,00 por ano dependendo da extensão).

Observe que existem muitas extensões possíveis.

post-dominio

Um domínio nacional pode ser .com.br, .net.br, .art.br, .tur.br…Se você acessar as possibilidades diretamente no registro.br, observará um leque de opções.

A verdade é que quanto mais domínios puder registrar, melhor será para sua marca. Quando digo isso, refiro-me aos principais. Nesse caso, vale um parêntese para a extensão .blog.br , tendo em vista a força que os blogs vem assumindo e estabelecendo-se como um dos principais canais de comunicação da Empresa com o Público.

Há extensões específicas para pessoas jurídicas, para pessoas físicas ou genéricas, que aceitam ambos casos. A lista completa de possibilidades está aqui: http://registro.br/dominio/categoria.html

 

POR QUE CONTRATAR UMA EMPRESA PARA FAZER O REGISTRO EM VEZ DE REGISTRAR POR CONTA PRÓPRIA?

Ao contratar o registro de domínio diretamente com um provedor, há algumas facilidades que podem valer muito a pena, especialmente por se tratar de custos relativamente baixos.

Uma empresa de hospedagem administraria o seu domínio, configurando os dns e mantendo os usuários atualizados de forma mais intensa a respeito do vencimento da renovação.

Isto facilita especialmente se tiver muitos dominios.

Outra facilidade seria em casos de registro de domínios internacionais, o que ocorre em sites internacionais, tornando-se inevitável o contato com o idioma estrangeiro. Logo, se você não tem familiaridade em efetuar comprar em sites de outros países, nada mais interessante do que contratar uma empresa nacional que providencie isso para você.

Um alerta que vale a pena ser comentado é que o domínio deve ser registrado em seu nome, mesmo que através de uma empresa de hospedagem. O domínio é da propriedade de quem estiver registrado junto aos respectivos órgãos reguladores de domínios. Logo, se um profissional propor fazer o registro, porém em nome dele, não aceite pois o endereço passará a ser dele, e não seu.

No mais, escolha uma empresa séria e garanta os seus domínios!

Para receber mais dicas para o seu negócio, pensando principalmente no marketing estratégico, assine nossa lista de email para receber conteúdo exclusivo e gratuito 😉